Filipa Ferro - Projetos

 

Nota biográfica

 

Em 2013, finalizei o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e Lisboa (FCT-UNL).

 

Nesse mesmo ano, comecei a trabalhar no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da FCT-UNL em processos de construção do conhecimento coletivo, metodologias participativas e de governância colaborativa e sensibilização e educação ambiental, em projetos nacionais e europeus (VoW, Grupo do Mar, MARLISCO, OPERAs). 

 

Com esta experiência adquiri competências de organização e facilitação de eventos (exposições, seminários, conferências, workshops participativos), conceção de atividades educativas, campanhas de sensibilização e materiais de disseminação e comunicação, elaboração de relatórios técnicos, preparação de candidaturas a financiamentos nacionais e europeus e desenvolvimento e gestão de projetos. 

 

Desde 2014, colaboro em várias atividades nucleares da APLM – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, como voluntária ativa da associação, e integro o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

 

Em finais de 2015, comecei a colaborar com a Mediatedomain, Lda. no âmbito do primeiro workshop participativo do projeto europeu CIMULACT - que visa envolver os cidadãos e vários outros atores europeus na redefinição da agenda de Investigação e de Inovação europeia - e em meados de 2016 integrei a empresa como gestora do projeto. Colaboro também na implementação de processos participativos, na realização de atividades de formação e no desenvolvimento de parcerias.

 

Procurando aprofundar o conhecimento adquirido até agora com a prática, encontro-me a frequentar um curso de formação profissional de participação ativa e mediação de conflitos em projetos complexos de proteção ambiental.