Consultas públicas

sobre o potencial de dupla utilização da investigação sobre o cérebro

 

Outubro/novembro de 2017

 

 

A sua opinião é importante! Participe na consulta online AQUI. O questionário demora entre 10 a 15 minutos a preencher.

 

Para participar na consulta presencial que irá decorrer no dia 25 de novembro de 2017, em Lisboa, saiba mais e inscreva-se AQUI

 

O Projeto Cérebro Humano é um grande projeto europeu de investigação sobre o cérebro humano e a computação inspirada no cérebro. Nos próximos meses de outubro e novembro, lança uma consulta online e uma consulta presencial sobre o potencial de dupla utilização da investigação sobre o cérebro – originalmente concebida para fins civis, a investigação realizada pode interessar às instituições militares. Os resultados serão utilizados para refletir as opiniões dos cidadãos nas diretrizes éticas do projeto. Em Portugal, estas consultas são organizadas pela Mediatedomain, Lda.

Sendo financiado pela União Europeia, o Projeto Cérebro Humano compromete-se a desenvolver exclusivamente investigação para fins civis. No entanto, a investigação realizada pode ser de interesse para fins políticos, de segurança, de informação e militares.

Lançadas no âmbito do subprojeto Ética & Sociedade, estas consultas têm como objetivo explorar os valores, preocupações e opiniões dos cidadãos europeus em relação à possível dupla utilização da investigação sobre o cérebro. Convidamos, assim, os portugueses a participarem em ambas as iniciativas que tratam temas como a inteligência artificial, interfaces cérebro-computador, armas autónomas e o livre acesso aos dados da investigação. A consulta online terá lugar durante os meses de outubro e novembro de 2017. A consulta presencial, cujo objetivo é aprofundar os resultados da consulta online, será realizada no dia 25 de novembro de 2017, em Lisboa.

Dê a sua opinião sobre uma das principais questões éticas identificadas neste projeto e contribua para integrar a perspetiva pública em futuras recomendações que venham orientar a investigação deste projeto – a sua opinião é importante! Participe!

O Projeto Cérebro Humano

O Projeto Cérebro Humano é um de dois projetos-bandeira do programa Tecnologias Futuras e Emergentes (FET) do Horizonte 2020 – o programa-quadro comunitário de Investigação & Inovação da União Europeia. Visa acelerar o conhecimento nas áreas das neurociências, computação e medicina relacionada com o cérebro. Com início em outubro de 2013, este projeto irá decorrer por 10 anos com um financiamento superior a mil milhões de euros. Reúne colaboradores de mais de 20 países, principalmente europeus.

Para mais informações, visite o website www.humanbrainproject.eu. Ou contacte-nos, enviando um email para contact@mediatedomain.com ou através da nossa página no Facebook www.facebook.com/mediatedomain.