Competência Intercultural - Sensibilização e Formação

O formato e o horário da formação podem ser variáveis e adaptadas a às necessidades do cliente. Já ministramos aulas individuais de sensibilização (90 min), conjuntos de dias intensivos, bem como fins-de-semana e semanas em bloco.

 

Para propostas e orçamentos contacte-nos      AQUI

 

Desde 2005 ministramos formações no âmbito da sensibilização intercultural de professores, pais e alunos à encomenda da Escola Alemã de Lisboa e em colaboração com a ATEC para a Volkswagen Autoeuropa, Bosch e outras organizações. Estamos também a exercer a supervisão científica do Projecto iMediar

 

Será que conhecemos a nossa cultura? Será que os portugueses identificam de imediato quem não é Português? Em caso afirmativo, porquê? Conhecemos o mundo! Quererá isto dizer que somos multiculturais? Em tempos de globalização, será que as diferenças entre as culturas não acabam por desaparecer? De que forma os nossos comportamentos se alteram ao contactarmos com outras culturas? Será que as diferenças culturais diminuirão no futuro? Será que a "cultura mundial" se está a uniformizar?

 

Muitas Perguntas….

 

Certó é que valores e interpretação são válidas só localmente. Grupos culturais comportam-se, regra geral, culturalmente homogéneos e dentro de um grupo cultural, os valores que definem a cultura são relativamente constantes, inconscientes e adquiridos em criança.

 

Assim tornam-se simplesmente “o critério” de entender e julgar o mundo!

 

Os encontros com outros grupos culturais, no entanto, levam a uma diversidade de impressões, reacções e comportamentos, e – a uma (im)compreensão intercultural, especialmente quando as diferenças são pouco visíveis para o observador comum. No entanto mesmo nestes casos a pluralidade cultural leva quase sempre a uma confusão de sentimentos e a reacções emotivas.

 

A exploração - e clarificação – de diferenças culturais torna possível uma comunicação intercultural adequada, facilitando a vivência noutro país. Conhecimentos interculturais promovem a aceitação mútua do "Outro", e possibilitam um comportamento adequado em situações de crise. Em ambiente empresarial a aquisição de competência intercultural é imprescindível para evitar dificuldades intra e inter-organizacionais e prejuízos económicos.

 

Os nossos cursos visam contribuir a esta exploração e clarificação de comportamentos e valores baseados em aspectos culturais (com especial foco na interculturalide luso-alemã)



Conteudos

Comunicação Intercultural | O porquê da comunicação intercultural | Critérios de definição de “cultura” | Pessoas, grupos e culturas Dimensões culturais (Hofstede + Trompenaars & Hamden-Turner) | Individualismo/Colectivismo | Masculinidade/Feminilidade | Aceitação do risco/Grau de evitamento da incerteza | Respeito pela distância social | Universalismo/Particularismo | Monocronismo/Policronismo |High Context/Low Context | Conceitos de inter- multi- e pluri-culturalidade | A "programação" cultural do indivíduo | Conhecimentos e competência intercultural para superar situações difíceis e promover uma integração melhor

Focos especificos sobre países à escolha

(e. g. Portugal / Alemanha / Rússia / Ucrânia / Brasil / India / China / Japão / Asia-Geral)