PROJETOS
Desenvolvemos cada projecto à medida das necessidades dos nossos clientes. Trabalhamos em Português, Alemão e Inglês
Contacte-nos contact@mediatedomain.com
Projetos Atuais e Paradigmáticos
Projeto Cérebro Humano
O Projeto Cérebro Humano é um de dois projetos-bandeira do programa Tecnologias Futuras e Emergentes (FET) do Horizonte 2020. Visa acelerar o conhecimento nas áreas das neurociências, computação e medicina relacionada com o cérebro. Com início em Outubro de 2013, este projeto irá decorrer por 10 anos com um financiamento superior a mil milhões de euros. Reúne colaboradores de mais de 20 países, principalmente europeus.
No âmbito do subprojeto “Ética & Sociedade”, um dos treze que constituem o Projeto Cérebro Humano, são desenvolvidas atividades de envolvimento público visando a integração de pontos de vista externos ao projeto. Estas atividades são coordenadas pelo Danish Board of Technology Foundation que, em 2017, convidou a Mediatedomain, Lda. para promover duas consultas públicas em Portugal, uma online e uma presencial, sobre o potencial de dupla investigação da investigação sobre o cérebro.
Mais informações: www.humanbrainproject.eu.
CIMULACT - Citizen and Multi-Actor Consultation on Horizon 2020
Envolver toda a Europa na definição de um futuro desejável e sustentável - contributos únicos e concretos para a agenda de Investigação e de Inovação da União Europeia pelos cidadãos
O projeto CIMULACT envolve mais de 1000 cidadãos de 30 países europeus, juntamente com uma variedade de outros atores na definição de um futuro sustentável desejável. Num amplo e intenso processo participativo, o projeto irá fornecer uma contribuição única para as políticas e tópicos de investigação e de inovação europeias, criar diálogo e compreensão partilhada entre os atores e desenvolver fortes competências no envolvimento dos cidadãos e, assim, melhorar a Investigação e Inovação Responsáveis (IIR) na União Europeia.
O CIMULACT é um projeto de três anos financiado pela Comissão Europeia, com início em Junho de 2015.
Quem somos
O CIMULACT é composto por um consórcio de 29 membros europeus de diferentes organizações que trabalham nas áreas de avaliação de tecnologia, divulgação da ciência, inovação, investigação e consultoria, coordenados pelo Danish Board of Technology Foundation.
Coordenação geral em Portugal: Ursula Caser
Página do Facebook: www.facebook.com/cimulactportugal
Mais informação disponível: AQUI
OPERAs – Operational Potential of Ecosystem Research Applications
O OPERAs é um projeto de investigação europeu que visa colmatar o hiato entre a ciência dos serviços dos ecossistema e a sua aplicação prática. Integrando cientistas, investigadores e profissionais de 27 organizações diferentes, este projeto foca-se no valor do capital natural e nos serviços providenciados pelos ecossistemas e visa mobilizar e capacitar os stakeholders para a aplicação destes conceitos na prática.
Envolvimento dos stakeholders
Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm da Natureza. Assim, para que os serviços dos ecossistemas tenham significado, é necessário que os investigadores envolvam os stakeholders. Porém, identificá-los de forma adequada e envolvê-los de forma efetiva pode ser um desafio. O envolvimento dos stakeholders é uma componente fundamental do OPERAs e em cada um dos 12 casos de estudo (designados por exemplars) têm sido envolvidos de diversas formas. No projecto OPERAs eu era responsável pela coordenação operacional do processo de participação.
Mais informações: www.operas-project.eu
Projeto FRUNZE35
Rethinking the Industrial Zone
Colaborative Integrated Urban Planning
O projecto FRUNZE35 integra-se na missão de promover a democracia do Departamento Kiev da Fundação Heinrich Böll, uma ONG pertencente ao partido alemão “Bündnis 90/Os Verdes”. Um dos vectores de actuação é organizar processos participativos de revitalização de praças e predios em Kiev, capital da Ucrânia. Em 2013 foi escolhido uma antiga fábrica devoluta e degradada num dos bairros mais tradicionais e mais centrais de Kiev, o bairro Podil. O desafio constituiu no desenho e execução de um workshop de arquitectura integrada e participada, envolvendo 16 arquitectos e urbanistas Ucranianos e internacionais com o objectivo de desenvolverem em 5 dias uma proposta coerente e comum para o local FRUNZE35.
O processo foi um sucesso, dando origem a uma proposta em cinco vectores de requalificação (narrativa do local, actividades a desenvolver, estrutura e equipamentos a manter e construir, articulação com o bairro e Kiev, modelo de gestão) a serem desenvolvidos gradualmente em cinco etapas.
Desenho do processo e facilitação do planeamento colaborativo: Ursula Caser
Poderá seguir o desenvolvimento futuro deste projecto, fazendo-se membro do grupo aberto no Facebook: “Friends of Frunze35”
FRUNZE35_Final Presentation_EN.pdf
PDF-Dokument [14.7 MB]
Projeto iMediar
A missão do Projecto iMediar é construir pontes de entendimento em conflitos em ambientes multiculturais. O Projecto iMediar é promovido por uma equipa de mediadores de conflitos com formação interdisciplinar em Psicologia, Sociologia, Ambiente, Geografia, Gestão de Projectos, e Processos de Participação Pública. Interessados no papel das questões interculturais em resolução alternativa de litígios. Fornece serviços de resolução de conflitos em ambientes de interculturalidade, ou seja em organizações empresariais privadas, projectos de carácter social, organizações não governamentais, comunidades e cidadãos em geral, numa abordagem multinível. No âmbito do projecto é desenvolvido um programa de investigação em acção, construindo conhecimento através de métodos de sistematização, supervisão e ferramentas inovadoras de recolha de dados em resolução alternativa de litígios.
Supervisão Científica: Ursula Caser
www.facebook.com/pages/IMediar/166088616773142?sk=info
Desde 2010
Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo (PGRH) e
Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste (PBH)
Vertente Participação Pública
Os objectivos da vertente "Participação Pública" nestes dois planos a serem elaborados pela Administração da Região Hidrográfica do Tejo I.P. são:
- Promover o envolvimento e participação activa de todos os cidadãos na gestão dos recursos hídricos;
- Promover o diálogo entre cidadãos e administração para debate dos problemas e procura das soluções na gestão dos recursos hídricos;
- Criar agentes de mudança e cidadãos com responsabilidade ambiental; e
- Construir responsabilidades colectivas entre a administração, os actores-chave (stakeholders) e a população para a gestão dos recursos hídricos
Informação sobre os planos: APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Julho 2010 até Março 2012
MARGov – Governância Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas
O projecto MARGov – Governância Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas, o projecto que ganhou o galardão Gulbenkian/Oceanário em 2008. Este projecto visa contribuir para a conservação da diversidade biológica e cultural do Parque Marinho Luiz Saldanha, na Arrábida, apostando num modelo de governância colaborativa, em que cada parceiro se torna um agente de mudança na gestão sustentável daquela área. Objectivos específicos são:
- Criar espaços colectivos de debate;
- Assegurar diálogo/articulações entre os stakeholders institucionalizados e individuais;
- Desconstruir o conflito/mitos;
- Construir um discurso colectivo;
- Co-responsabilizar os participantes;
- Promover aprendizagens;
- Delinear um modelo de governância
Coordenação Geral: Prof. Doutora Lia Vasconcelos (Universidade Nova de Lisboa)
Para ver o relatório final do projecto veja o site do Oceanário de Lisboa
Janeiro de 2010 até Junho de 2011
Operação Cova da Moura
Iniciativa Operações De Qualificação e Inserção Urbana Em Bairros Críticos
(Resolução do Cons. de Ministros
n.º 143/2005, de 2 de Agosto)
O processo de intervenção participada sócio-territorial assentou na promoção de consensualidade em todas as decisões e recorreu às seguintes abordagens de intervenção no terreno:
- Abordagem de Interacção Activa, baseada na realização de reuniões, workshops alargados e especificos, e ainda em contactos pessoais com elementos chave da comunidade local;
- Abordagem de Suporte, para aprofundar os resultados da interacção activa, fazer o tratamento da informação gerada e preparar os novos documento a serem debatidos e estabilizados assegurando a continuidade da circulação da informação e a evolução nas fases do processo;
- Abordagem de Paralela, para complementar a informação coligida e manter um contacto de continuidade, através da aplicação de mecanismos de reforço da participação;
- Abordagem de Acompanhamento Socio-Territorial, para aprofundamento, debate, estabilização e validação dos resultados.
www.portaldahabitacao.pt/pt/ibc/covaDaMoura
Processo Participativo: 2006
Mais Projetos
2013
Workshop Estrategias de Mercado e Colaboração da Equipa
ATEC
Workshop Biocombustíveis em Portugal
OCCAM, Consultoria e Formação | Transportes Energia Ambiente, Lda.
Start-Up – Sensibilização Intercultural para Engenheiros
ATEC – AUTOEUROPA – VW (Wolfsburg)
2012
PRACTICE – Prevention and Restoration Actions to Combat Desertification/Participatory Assessment and Knowledge Transfer Workshops
LPN - Comissão da EU
Workshops: Projecto 277 – Disseminação de Boas Práticas para a Biodiversidade na Aplicação de Compromissos Agro-Ambientais
LPN
Workshop Estratégico – Supervisão e Coaching Metodológico
Clube Cinófilo do Alentejo
CEDR Inquiry into Public Inquiries – Workung Group (Consultant)
CEDR
2011
Workshop Palheiros da Costa da Caparica
CostaPolis, SA / FCT-UNL
ATL Mediação Escolar
Escola Alemã de Lisboa
European Industrial Engineer –Sensibilização Intercultural
ATEC
Fazer ColaBorativamenTE Cidade – O Envolvimento da Comunidade no Projecto Urbano (Workshop, Conferência e Excursão)
IHRU - Detroit Collaborative Design Center
2010
Workshop Renovação do Plano de Actividades – COTEC PME Inovação
COTEC
Ideias em Movimento – 2 Workshops Participativos no âmbito da Iniciativa Bairros Críticos no Vale de Amoreira
IHRU
Plano de Intervenção em Espaço Rural para o sítio de Monfurado / Projecto GAPS
BIODESIGN
WS Trienal da Arquitectura 2010 e Bairros Críticos: O Desafio de Cova da Mora
WTeamUp
2009
One-to-one Coaching - Preparação para o “Assessment Center para o Top-Management da Volkswagen-Group”
ATEC
Workshop ARQUIMED – Atelier de Especialistas
WTeamUp
1ª Assembleia de Parceiros Countdown 2010 – Portugal; integrado no GREENFEST
WTeamUp / ICNB
Workshop Água para a Sustentabilidade: „O Aproveitamento de Águas Pluviais”
WTeamUp
2008
NETWORK DSLE (Envolvimento dos Representantes dos Pais)
Escola Alemã de Lisboa
Consultoria integrada no programa “Cidadania e Marketing nas Cidades”
TECMINHO e da SETEPÉS
A Habitação em Lisboa como um Direito” – Programa Local de Habitação
Universidade Nova de Lisboa / CM Lisboa
Iniciativa “Um dia por Lisboa” - Sessões de Participação Pública
WTeamUp
Fórum de Cidadania: Cidade do Douro, Cidade do Mundo
Universidade Nova de Lisboa / CM Lisboa
2007
Reunião dos “European Nature Directors Meeting” no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia
WTeamUp / ICNB
European Initiative on Business and Biodiversity
WTeamUp / ICNB
Agenda 21 Local do Norte Alentejano
Universidade Nova de Lisboa / Associação de Municípios do Alto Alentejo
DouroLimpo – Douro Limpo Sempre!
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - UNESCO
Revisão do Oeiras XXI
Universidade Nova de Lisboa / CM Oeiras
Reflexão interactiva sobre o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e o Futuro do Instituto superior Técnico (IST) – 29.06.-31.07.2007, (38h); Lisboa
MEDIARCOM
2006
Revisão do PDM Odivelas
Universidade Nova de Lisboa / CM Odivelas
Transferência Estruturada de Conhecimentos – Transition Workshops
ATEC
Acção Litoral XXI
Universidade Nova de Lisboa
Sustentabilidade – Quê desafios para a Carris?
Carris / Ecoprogressos
2005
Focus-Group: Organismos Genéticamente Modificado
LPN
Plano Municipal do Ambiente Torres XXI
Universidade Nova de Lisboa – CM Torres Vedras
Eixo Atlântico e Noroeste Peninsular - Agenda 21 Local e Auditoria Urbana
Universidade Nova de Lisboa – SONDAXE – Câmaras Municipais
Agenda 21 Local de Esposende
Universidade Nova de Lisboa – CM Esposende
Lisboa 2015 – Requalificação Metropolitana
Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo
2004
Plano Municipal de Ambiente do Barreiro
Universidade Nova de Lisboa – CM Barreiro
Logística 2010 – Que Desafios?
WTeamUp - COTEC
INTERREG CIUMED Policentrismo através da Rede de Cidades Médias
WTeamUp - CM Vila Real de Santo António - PROFICO AMBIENTE
Encontro de Delegados do BCSD Portugal
BCSD – WTeamUp
Territórios Multiculturais – Imigrantes e Mudança Sócio-Urbanística nos Bairros das Áreas Metropolitanas
WTeamUp - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas - Parlamento Europeu – Gabinete Portugal
2003
ECOPADEV „The Profile of Existing Management Systems for Local Authorities and Industrial Parks in Specific Locations in Europe“
Universidade Nova de Lisboa - UE
A Vivência Comunitária da Água – Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água
WTeamUp
Seminário de Políticas sobre Democracia Deliberativa
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) – WteamUp
Plano Municipal de Ambiente de Beja
Universidade Nova de Lisboa – CM Beja
2002
Novo Currículo Escolar – Desenvolvimento Colaborativo
Escola Alemã de Lisboa
Reflexões sobre os desafios de Desenvolvimento Sustentável para a SONAE
WTeamUp - SONAE
Discussão da Proposta da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável
WTeamUp - BCSD
Desertificação! Que Sinais? Que Soluções
Comissão Nacional de Coordenação do PANCD - Universidade Nova de Lisboa
2001
LASALA – Local Authorities‘ Self Assessment of Local Agenda 21
Universidade Nova de Lisboa - UE
BASIS “Business Awareness on Sustainable Innovation Strategies
Universidade Nova de Lisboa - UE
PROBIO “Sistema de Apoio a Decisão para o Planeamento e a Gestão da Biodiversidade em Áreas Protegidas – Workshop: Parque Natural Sintra-Cascais, Que Futuro?”
Universidade Nova de Lisboa - UE
Planos Municipais de Ambiente de Torres Vedras (Torres XXI); Sesimbra (Sesimbra XXI), Santiago de Cacém
Universidade Nova de Lisboa – Câmaras Municipais